História






FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU


O Espaço Literário "Nelly Rocha Galassi", foi criado em 1981, por Nelly Rocha Galassi (falecida), Therezinha Rocha Poles e Ivanise Pântano (falecida), tendo como assessora pedagógica, a professora Lucia Chaíne.

Um pequeno grupo de pessoas que passou a reunir-se semanalmente com o objetivo não só de estudar a língua portuguesa, mas também escrever e publicar, no jornal da cidade, poesias, crônicas e contos.

No decorrer do processo evolutivo, como tudo que é vivo, foi se modificando: cresceu em número, produziu frutos, através dos trabalhos literários difundidos pelos jornais, antologias e livros de nossos autores.

O Espaço Literário é, e sempre foi, um grupo heterogêneo no estilo, formação, idade e profissão dos associados, sendo a unidade e coesão encontradas no ideal comum: o cultivo da língua portuguesa e o empenho e compromisso com a literatura. Há, em todo grupo, a vontade de escrever cada vez melhor. Não é tarefa fácil, pois, para se escrever bem não é suficiente jeito e inspiração. O escritor necessita de constante estudo, dedicação e contínua busca de aperfeiçoamento. O grupo existe e batalha para se aproximar cada vez mais do ideal de bem escrever.

Atualmente o grupo conta com 42 sócios, sendo 32 sócios ativos, 6 sócios correspondentes (de outras cidades) e 6 sócios honorários. Durante muitos anos foi formado somente por mulheres, e só a partir de 1996 passou a contar também com escritores do sexo masculino.

A primeira denominação "Grupo Espaço Literário" foi sugerida em 1984 por Therezinha Rocha Poles. Em 1998, passou a ser denominado Espaço Literário "Nelly Rocha Galassi" por sugestão da então presidente Maria Lucia Nascimento Capozzi e aceitação unânime dos associados. Nelly, poetisa e escritora maior - estrela de primeira grandeza de nosso Espaço - falecida na madrugada de 28 de abril de 1998.

O grupo se reúne periodicamente duas vezes por mês, para estudos, debates e leitura dos trabalhos. Promove eventos como lançamentos de livros, saraus, palestras e reuniões festivas sendo as principais: a Festa de Aniversário do Grupo, Festa Junina e Comemoração do Natal.

Não dispondo de uma sede própria, o grupo se reúne nas casas dos sócios, num sistema alternativo.

O Espaço Literário "Nelly Rocha Galassi" é dirigido por uma diretoria, eleita por aclamação, para um mandato de dois anos. Pode haver reeleição. Já presidiram: Therezinha Rocha Poles (primeira presidente), Maria Benedicta Lima Della Torre (dois mandatos), Maria Lucia Nascimento Capozzi (três mandatos e seis meses completando o mandato de Dr. Sidney, falecido em 20 de dezembro de 2001. Atualmente Maria Aparecida Batista em seu segundo mandato.

Além da diretoria, há também, o Conselho Consultivo, formado por todos os ex-presidentes. Ainda conta com dois departamentos sendo um cultural, responsável pelos eventos culturais e outro social, encarregado da organização das reuniões festivas.

O Grupo já publicou as seguintes coletâneas:

1989 - Revista “Nossas Crônicas e Poesias” - 7 autores - 100 exemplares.
1991 - Revista “Momentos Poéticos” - 12 autores - 210 exemplares.
1994 - Via Palavra 01 - 13 autores 1.500 exemplares - J. Scortecci Editora.
1995 - Via Palavra 02 - 16 autores 1.500 exemplares - J. Scortecci Editora.
1997 - Via Palavra 03 - 22 autores 1.000 exemplares - Caminho Editorial.
1998 - Via Palavra 04 - 32 autores 1.500 exemplares - Caminho Editorial.
2000 - Via Palavra 05 - 33 autores 1.500 exemplares - Caminho Editorial
2002 - Via Palavra 06 - 42 autores 1.500 exemplares - Caminho Editorial
2004 - Via Palavra 07 - 42 autores 1.500 exemplares - Caminho Editorial
2006 - Via Palavra 08 - 44 autores 1.500 exemplares - ViaPalavra Editorial
2008 - Via Palavra 09 - 31 autores 1.000 exemplares - Gráfica e Editora EME
2010 - Via Palavra 10 - 29 autores 1.000 exemplares - Gráfica e Editora EME
2012 - Via Palavra 11 - 27 autores 1.000 exemplares - Gráfica e Editora Adonis
2014 - Via Palavra 12 - 26 autores 1.000 exemplares - Ed. Nova Consciência

Os sócios também publicaram seus livros e podemos, afirmar que mais de 40 já foram publicados, por diferentes autores do grupo.

M.B.L. Della Torre

Socióloga, Professora Universitária




UM SONHO DE 25 ANOS

Antonio Roberto Fava
Fava   Capa04P

25 anos. Quem diria! O Espaço Literário Nelly Rocha Galassi está completando duas décadas e meia. Nesse tempo todo, um quarto de século, quantas histórias  de vida e de ficção foram escritas, não? Páginas que ficarão registradas em nossa memória e nos anais da história cultural da cidade. Histórias que renderam dezenas de livros e centenas e centenas de poesias, contos e crônicas.

Esta aventura começou a ser escrita em 1981, quando um grupo de abnegadas senhoras sob a batuta da poetisa Nelly Rocha Galassi passou a se reunir sem outro propósito senão o de estudar a língua portuguesa, escrever e, - porque não? - publicar o que produziam em termos literários. Nascia, assim, o Espaço Literário, cujo único compromisso era fazer literatura. Simplesmente isso. E que fosse de qualidade.

Três anos depois, a instituição passou a denominar-se Grupo Espaço Literário e, catorze anos mais tarde, em 1998, foi rebatizado de Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”, em homenagem à sua fundadora, que morria na noite de 28 de abril daquele ano. Criou-se, assim, um legado institucional que tem se preservado graças ao esforço e à dedicação de um grupo de pessoas bem intencionadas que trabalha em prol do aprimoramento da literatura e, por consequência, da língua portuguesa.

É curioso observar que durante muitos anos - não que houvesse qualquer cerceamento, claro - o grupo foi constituído apenas de mulheres. Um verdadeiro, com licença, “Clube do Bolinha”. Hoje o Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi” registra uma lista de 50 sócios (homens e mulheres), entre os quais 25 ativos, nove correspondentes, cinco honorários e quatro beneméritos.

É com textos desses autores que a gente aspira fazer uma revista de leitura e não apenas de entretenimento. O sonho que começou a ser acalentado há vinte e cinco anos foi virando realidade nesta duradoura história de amor à palavra. Hoje, amadurecido, superando toda a sorte de dificuldades, ousa esta publicação periódica para democratizar o acesso aos bens culturais - direito constitucional de todo cidadão - e divulgar nossa produção literária.

Temos duas boas razões para comemorar a data: primeira, os 25 anos do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”; segunda, o lançamento da revista Espaço da Palavra que agora chega ao seu quarto número.

Editorial: "Espaço da Palavra" ano I n. 4 abril/junho 2006
selinhoP
Selo comemorativo desenvolvido pela
ORBIT FRIENDS GRUPO DE COMUNICAÇÃO